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Engajamento Auto Responsabilidade: Estilos de comunicação

Engajamento Auto Responsabilidade: Estilos de comunicação

Por - Artigos 30 - nov - 2016

Quando trabalhamos com pessoas, é possível tornar o atendimento e a comunicação mais eficazes.

Quatro são os estilos de comunicação: Ação, Ideias, Pessoas e Processos, e o primeiro passo é identificar a qual o outro pertence. Reconhecer qual o estilo de quem estou atendendo, conversando ou negociando é fundamental para alcançar o resultado. É possível fazer isso através da escuta diagnóstica.

Se identificado que o estilo da outra pessoa é o Ação, não será uma boa alternativa sugerir a ele fazer planilhas, expor diversas ideias ou ainda dizer que suas ações poderão afetar outras pessoas. Ao contrário, esse indivíduo conseguirá absorver o que você disser se você souber ouvi-lo atentamente e sugerir um único caminho, o melhor caminho, e demonstrar as razões pelas quais este caminho é o melhor. Dessa forma, a possibilidade desta pessoa, seja colaborador, cliente, fornecedor ou parceiro, executar o que você precisa é muito maior.

Agora, se identificado que o estilo da outra pessoa é o de Ideias, pouco efetivo será você dizer a ela que há um único caminho a seguir e não explorá-lo. Nesse caso, apresente os caminhos alternativos e discuta suas características. Desse modo, você estará respeitando seu jeito criativo e inovador de enxergar o mundo. Os detalhes não são seu ponto forte, para eles, o macro é mais relevante que o micro. Precisam de alguém que operacionalizem suas ideias.

Caso a outra pessoa seja de Processos, você não terá sucesso se quiser ser prático e objetivo. Para este estilo, conhecer a sequencia das etapas, através de procedimentos pré-estabelecidos é fundamental. Valorizam e mantém muitas planilhas, descrevem cronogramas, utilizam-se de procedimentos e apreciam demais o planejamento e a organização. Nada diferente disso terá a atenção que você espera.

E finalizando, se foi identificado que o estilo é o de Pessoas, todos os três acima ficam em segundo plano. Para este perfil as decisões são influenciadas pelo que as pessoas irão sentir. Os sentimentos e desejos dos outros, seja equipe, família ou amigos, são muito respeitados. Se você priorizar processo ou ação, poderá ter sua comunicação prejudicada ao se relacionar com esse individuo.

Então, devo deixar de ser eu mesmo ao me relacionar com um estilo diferente do meu? De forma alguma. A recomendação é que conheça seu estilo (e há um teste para isso) e identifique o estilo de quem está à sua frente. Feito isso, a recomendação é adaptar a sua comunicação ao estilo da outra pessoa, sem desrespeitar o seu.
Adaptar-se ao estilo da outra pessoa significa falar o que você deseja e precisa de uma maneira que ela compreenda e valorize. Eis o segredo da comunicação.

Assim sendo, a tendência é você se comunicar muito melhor e alcançar melhores resultados. Bons negócios!